quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Síntese Mashups de Música e a Web Semântica

A Web Semântica foi preconizada por Tim Berners-Lee há mais de 10 anos atrás e diversos esforços e estudos estão sendo desenvolvidos para tornar essa teoria realidade.

Este ano a ABC lançou três websites de redes sociais de radios digitais. Esses websites agregam músicas de diversas fontes como MusicBrainz, YouTube, Last.fm e Wikipedia. Esse conteúdo é agregado automaticamente de acordo com a sua produção na Web. É aí que entram os princípios da Web Semântica, em que as músicas são identificadas de acordo com seu ritmo e o local onde é disponibilizada e o mashup é disponibilizado no website da ABC.

Os sites agregam fotos dos artistas, biografias e discografias, letras de músicas, vídeos relacionados, músicas relacionadas e notícias sobre os artistas.

A ABC cita também a disponibilização de medias na internet como uma forma de tornar o usuário um colaborador ao invés de um vilão no consumo de música. O usuário é uma fonte de divulgação e propagação da identidade de um artista podendo assim fazer com que ele possa adquirir certo reconhecimento num tempo muito menor do que a alguns anos atrás.

Artigo base:
http://www.computerworld.com.au/article/321730/abc_music_mashup_shows_off_semantic_web/

Nenhum comentário:

Postar um comentário