quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Produção - Mashups e músicas

Os Mashups estão sendo altamente utilizados na internet hoje em dia. Como foi publicado pelo grupo, existem diversos tipos de mashups (mapas, pesquisa, compras, notícias, etc).


O ponto desta produção é um ponto que é muito falado mas pouco abordado na questão da Internet, os Mashups de músicas. O termo normalmente é utilizado por músicos (mais comumente DJs) para caracterizar uma música que é composta pela junção ou sobreposição de duas ou mais músicas. Essa prática é muito frequente entre os DJs e, inclusive, muito bem vista pelos fãs de música eletrônica.


É interessante frisar que a utilização do termo Mashup não é errado, uma vez que caracteriza a produção de um item através da composição de outros ítens, ou seja, uma música que é formada por diversas músicas agregadas de maneira satisfatória.


Contudo, existem mecanismos para facilitar e automatizar os mashups de músicas disponíveis na Web. Esses mecanismos possibilitam uma aproximação do termo Mashup utilizado para a internet e o termo Mashup utilizado musicalmente. Esses mashups utilizam APIs disponibilizadas por sites de músicas para compor as músicas e até utilizam uma certa "semântica" para fazer a agregação dessas músicas. Podemos considerar também que a formação de Playlists automaticamente de acordo com os gostos musicais de um usuário ou com o que ele escuta na internet uma forma de Mashup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário