terça-feira, 5 de outubro de 2010

Produção - Funcionalidades e criação de mashups utilizando Google Maps


O Google Maps é uma ferramenta da Google que permite ao usuário navegar pelo mapa e imagens de satélite, ver nomes de ruas, pontos marcados no mapa, localizar algum endereço, ver distâncias, etc. Desde sua criação, diversos recursos adicionais foram criados pela própria Google para permitir maior interação com os mapas, como o Google Street View, que permite navegar pelas ruas e visualizar informações sobre o trânsito e transporte público.

Há um tempo, o Google Maps vem despertando o interesse geral dos usuários da Web. Com sua API aberta, vários usuários vem criando novas opções a partir de mapas e propondo formas inovadoras de utilizar o serviço. Hoje, podemos facilmente encontrar mapas integrando-se com redes sociais, repositórios de imagens, enfim, dados de diversas fontes diferentes passaram a ser agregadas pelos usuários com o Google Maps para exibir a localização geográfica dos dados. A essa mistura de aplicativos damos o nome de mashup. A partir desse conceito começaram a aparecer mashups que exibem fotos nos seus respectivos locais, anúncios de localidades, notícias espalhadas pelo mapa, sons de lugares, etc.

Hoje, dentre os mashups mais famosos utilizando mapas estão aqueles que oferecem informações sobre trânsito, clima, notícias, imagens e utilizade públicas.

Para desenvolver seu mashup, é necessário o usuário deve ter uma conta no Google e baixar a API do Google Maps. A licença é livre, desde que o site que hospede o mashup não ultrapasse 50.000 acessos diários. A licença permite que o uso seja feito em somente um dominio, que é informado pelo usuário no cadastro, e a aplicação deve ficar disponível para todos os usuários da web.

Para escrever a funcionalidade do mashup, podemos utilizar diversas ferramentas. Uma delas é o Google Mapplets. Essa ferramenta permite criar funcionalidades de forma simplificada. Existem outras ferramentas disponíveis na web, sendo muitas delas é necessário somente "arrastar e colar" objetos na tela. Há também a opção de desenvolver em código puro, utilizando somente a API do Google Maps.

O site GoogleMapsMania é inteiramente baseado no Google Maps. Nele é possível ver exemplos de Mashups, notícias sobre o Google Maps e várias utilidades.
O site Mahuble também pode ser bastante útil. Dentre outras coisas, nele são listadas muitas ferramentas interessantes para se trabalhar com mashups de mapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário