quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Produção - Os Mashups e sua utilização na Web 2.0

Um mashup, por definição, é a combinação de duas ou mais fontes de dados para formar um novo conjunto de dados. Esse novo conjunto de dados, por sua vez, é utilizado para a criação e disponibilização de um novo serviço, que provê informação inédita de grande valor. Os resultados obtidos com os mashups podem ser em grande parte altamente interessantes e reveladores. Ao combinar os conjuntos de dados em novas formas, a informação que você obtem é em si diferente do que teria sido caso fosse analisada separadamente.

Este é o cenário que nos deparamos da utilização dos mashups na Web 2.0: seja através da colaboração (como por exemplo, por meio do crowdsourcing), seja através da criação de mashups por somente um indivíduo, os mashups estão alterando o modo como temos acesso às informações.

Através da combinação de mapas e dados diversos, como imagens ou até mesmo dados de multas de trânsito, por exemplo, é possível ter uma experiência mais rica, já que é possível associar a localidade à informação que desejamos obter.

Qualquer usuário pode criar um mashup que atenda às suas necessidades ou às necessidades de um outro grupo de indivíduos. Muitas pessoas tem ganhado dinheiro criando novos serviços que utilizam-se de mashups, como por exemplo o Store-Locator.com. Esse mashup, utilizando-se de dados de lojas ao redor do mundo, integra-se ao Google Maps para fornecer informações sobre os principais centros de compras de diversos países, de forma rápida, fácil e integrada.

Um exemplo de mashup recentemente criado pode ser visto abaixo. Ele combina os dados do Google Maps com os dados de infrações de trânsito cometidas pelos carros do projeto Google Street View, enquanto tiravam as fotos das cidades. Clicando nas infrações (os ícones abaixo), é possível obter mais informações sobre as multas, como por exemplo a data, hora, e o motivo da mesma.

Visualizar Multas do Google Street View Brasil em um mapa maior

É facil perceber que os mashups tem obtido cada vez mais espaço na Web 2.0. A cada dia dados diferentes são combinados, gerando mashups das mais diversas formas e com os mais variados propósitos, que certamente podem atender à algum interesse seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário