quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Resumo das atividades

O nosso grupo fez 4 posts no blog sobre os seguintes temas:
1. Representação com mídia digital e escrita (Raphaella Carvalho)
Nessa postagem foi abordada a questão do uso da tecnologia na educação. Foram comparados os momentos atuais, de utilização da tecnologia em larga escala e o passado em que tudo deveria ser feito "à mão". Também foi discutido o aspecto das vantagens e desvantagens da utilização de tecnologia na educação e foi levantada a questão de até que ponto é vantajosa essa prática.
De acordo com as respostas foi possível inferir que o uso da tecnologia na educação é uma tendência benéfica e que deve ser utilizada complementarmente aos métodos tradicionais, aproveitando de toda a interatividade que ela proporciona.

2. Verdades imediatas (Hugo Toffalini)
O foco principal dessa postagem é a importância que é dada para a informação instantânea nos dias atuais. As ferramentas como o Twitter, os sites de notícias e os blogs nos bombardeiam de notícias a cada minuto e temos que aprender a conviver com esse bombardeio além de filtrar o que é importante.
De acordo com as respostas dos colegas foi possível concluir que a quantidade de informação inútil que circula é muito grande (principalmente dentro das redes sociais). É muito difícil discernir as informações relevantes das outras mas um bom começo e ver a procedência e reputação de quem publicou.

3. Cada vez mais um fluxo e menos um reservatório
Nessa postagem foi abordada do grande fluxo de informação e sua importância com relação ao conhecimento adquirido e armazenado. A grande quantidade de informação produzida faz com que o ambiente, conceitos, paradigma e cultura das sociedades mudem com grande velocidade. Assim o conhecimento do que acontece no momento é importante para o indivíduo mas o conhecimento adquirido ao longo do tempo é importante para a formação da pessoa.
De acordo com a resposta dos colegas foi possível ver que o conhecimento acumulado ao longo da vida é extremamente importante mas a ele devemos agregar as informações momentâneas e construir nossa identidade com aquilo que julgarmos mais importante. O ponto é que as fontes tradicionais estão obsoletas.

4. O conhecimento e as redes sociais
O ponto principal dessa postagem é a facilidade e dinamismo que as redes sociais trazem para disseminação e acesso ao conhecimento. Essa facilidade de uso faz com que os usuários produzam grande quantidade de informação sem se preocupar com a qualidade dessa produção.
De acordo com as respostas dos colegas chegamos à conclusão de que as redes sociais produzem muita informação irrelevante num sentido de utilização geral e não é uma fonte confiável de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário