terça-feira, 24 de agosto de 2010

O conhecimento e as redes sociais

Com a popularização da Internet, e principalmente com a explosão das redes sociais, surgem quase que diariamente novas formas de se ter acesso ao conhecimento e disseminá-lo pela Web.

Um exemplo disso são as comunidades do Orkut. É um modo muito rápido e na maioria das vezes eficiente de se esclarecer dúvidas e obter dicas e orientações sobre diversos temas, para atender aos mais variados propósitos. É possível participar de fóruns e pequenas enquetes. Nesses fóruns os usuários podem postar dúvidas e trocar experiências. As informações fluem com a agilidade do mundo atual.

Além disso, as comunidades são facilmente criadas e administradas por qualquer usuário. Logo, conseguem acompanhar as novidades que surgem no mundo, sendo movidas pelo interesse e curiosidade das pessoas, sem perda de tempo.

Outra nova forma que está sendo bastante utilizada e também possui excelentes resultados é a disseminação e acesso do conhecimento através do Youtube. Vídeos explicativos, documentários, vídeo-aulas e tutoriais sobre uma infinidade de temas estão disponíveis no banco de dados do site. Novos vídeos são incorporados todos os dias, por qualquer pessoa que assim desejar, e a participação através de comentários também agregam um grande valor ao conhecimento que ali consta.

É claro que essas formas devem ser utilizadas com cautela, já que não se é possível constatar a veracidade das informações postadas, na grande maioria dos casos.

E você, caro leitor, também se utiliza das redes sociais para ter acesso ao conhecimento e disseminá-lo? Quais são as maneiras mais novas e diferentes que você usa para ter acesso aos conhecimentos que deseja? Você fica satisfeito com os conhecimentos apresentados por esses meios?

Abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. Bom post e um assunto que muito me interessa. Eu ainda não utilizo ferramentas de redes sociais para aquisição de novos conhecimentos e notícias e muito menos para disseminá-los pois ainda tenho um receio quanto a eficácia desses meios.

    Entretanto, ao pesquisar mais sobre o twitter e ver que ele pode ser uma boa ferramenta decidi criar um e tentar acompanhar e ver se coonsigo utilizá-lo de forma eficiente. Ainda não consegui fazer esse uso tendo em vista que a grande maioria de mensagens que recebo são inúteis. Acredito que ao aprender a manipular a ferramenta é possível sim que ela seja utilizada para tal fim!

    Espero ainda "entrar no mundo digital" embora ainda prefira ouvir CBN e ler alguns sites de notícias.

    Att.

    ResponderExcluir
  2. O Twitter ou mesmo agregadores de RSS são exemplos de serviços que monta uma seleção de quem você quer escutar na rede. Assim, passa a receber informação filtrada apenas daqueles que escolheu, sendo muito mais eficiente que outros meios físicos.

    ResponderExcluir