quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Representação com mídia escrita e digital

Vivemos em uma época onde a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Grande parte da população já possui um computador pessoal em casa ou possui acesso à internet. Para muitas crianças, esse meio é tão natural quanto era, na minha infância, recorrer à biblioteca até para pequenas pesquisas escolares.

Durante meus primeiros anos de ensino fundamental, assim como nas épocas anteriores, a regra era clara na escola: todos os trabalhos deveriam ser redigidos à mão. As pesquisas eram, quase sempre, na biblioteca da escola ou naquelas enciclopédias volumosas que nossos pais compravam de vendedores que passavam nas portas das pessoas. E assim será desde o tempo de nossos avós. A mídia escrita era predominante nas escolas. O treino da ortografia e caligrafia eram incentivados pelos professores. Tempos depois a televisão se popularizou e o acesso à informação se tornou algo mais prático e natural. Parte do conhecimento que antes só era adquirido nos livros e na escola passaram a entrar na casa de população diariamente pelos programas da TV.

Hoje, muitas as crianças e adolescentes tem acesso ao meio digital. As pesquisas passaram a se realizadas pela internet, programas com corretores ortográficos corrigem a escrita automaticamente, o conteúdo dos sites podem ser simplesmente copiados e entregues na escola.

Muitas pessoas defendem o uso do computador no ensino. Para essas pessoas, a tecnologia é o futuro da comunicação é seria imprudente ignorá-la. A escrita não seria mais tão imprescindível, uma vez que o texto digitado seria mais utilizado nessa nova era. Utilizando o computador nas escolas é possível uma maior interação com o conteúdo, desperta o interesse dos alunos. Além do mais, navegando na internet, por exemplo, os alunos teriam acesso a muito mais informação de uma maneira mais rápida.

Outra corrente argumenta que o método tradicional é mais indicado, uma vez que inibe a simples cópia de idéias prontas encontradas na internet. Outro ponto é a escrita. Muitos acreditam que a linguagem praticada pelos jovens em salas de bate-papo vão contra os princípios da língua portuguesa e deve ser abortada, dando lugar á prática da caligrafia e a ortografia correta.

Muitas escolas já adotaram aulas multimídia e incentivam seus alunos a utilizar o meio virtual para redigir seus trabalhos. Outras preferem adotar um modelo mais conservador, proibindo o uso de computadores pessoais em sala de aula.

E você, até que ponto acredita que o uso de recursos multimídia podem contribuir para o aprendizado? A mídia digital pode vir um dia a substituir a mídia escrita?

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acredito muito na utilização de recursos multimídia tanto em escolas e universidades quanto em empresas. No entanto, penso que a contribuição destes recursos não deve ser apenas de substituição do quadro, mas sim no extrapolar ao permitir interatividade com estas mídias e participação efetiva do(s) aprendiz(es). A praticidade, organização e interativa por meio das multimídias são os seus pontos fortes. No entanto, creio que a utilização destes recursos deve ser dosada por questões físicas e sociais.

    Hoje não considero a possiblidade da mídia escrita ser substituída pela mídia digital por questões relacionadas a conforto, custo, segurança e disponibilidade. Se a mídia digital se tornar democrática, acessível e menos degradante (por exemplo para a postura e vista), creio que há grandes chances da substituição completa da mídia escrita daqui há uns 10-20 anos.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a utilização de diferentes recursos multimídias na transmissão de conhecimento enriquece bastante o aprendizado de uma forma geral, pois os diversos receptores de um determinado conhecimento podem apresentar tipos de inteligências diferentes. Uma pessoa que não tem facilidade de concentrar-se na leitura de um livro, pode ser favorecida ao assistir a um vídeo sobre o assunto, por exemplo.
    Considero tais recursos complementares e não completamente capazes de substituirem uns aos outros, pois a diversidade do processo cognitivo humano exige flexibilidade e variedade no uso das mesmas. Portanto, devido a isso não acredito na substituição generalizada da mídia escrita pela mídia digital. Ambas se complementam.

    ResponderExcluir
  4. A atual empresa em que trabalho é de EAD (Educação a Distância) e cada vez mais vejo, como a inclusão digital associada à programas do governo podem levar a população uma grande contribuição tecnológica e técnica. Porém, ainda estamos longe de esquecermos e abandonarmos a mídia escrita para usar somente a mídia digital.
    Existem vários empecilhos que não possibilitam a ocorrência em nossos dias, como assinaturas digitais, comprovante e etc...

    ResponderExcluir