quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dados numa escala epica


Com a crescente publicação massiva de dados na internet, surgiu uma imensa quantidade de dados onde a participação do usuário pode ser consciente através de blogs, redes sociais, wikis e qualquer portal que tenha uma integração com o usuário, ou de forma inconsciente através de ad-senses. Tais dados são vistos como recurso que pode ser reformatado, reaproveitado ou recombinados para gerar novos dados porem mais úteis para determinado escopo. O sistema tende a se adaptar aos dados que recebe.

Este fenómeno traz consigo vantagens, como a utilização das informações para aumentar a satisfação dos usuários, utilização dos dados por empresas para estratégias de marketing, liberdade de expressão e de escolha de fontes de informação.
Porém a quantidade de dados sendo publicada esta saindo do controle, não se consegue mais garantir a qualidade do que as pessoas publicam, nem mesmo controlar se as pessoas estao publicando algo duplicado e sobre os direitos autorias, será o que esta sendo postado nao tem direito de propriedade de alguem?

Como exemplos da quantidade de dados temos: A wikipedia atingiu ,em 2006, um tamanho de 4,4 GB apenas de texto, em 2009 o Google processou 20 Petabytes de informações por dia, o que equivale como toda a informação produzida pela humanidade até 1995 e a Amazom como outros sites de compras, usa as informações de suas ultimas compras para sugerir outros produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário